Instituto Alicerce e você juntos pela transformação do presente e do futuro dos adolescentes de São João de Meriti
Com muitas portas fechadas na família, no convívio social, na escola e no mercado de trabalho, grande parte da crescente violência do nosso país está ligada aos baixos investimentos em educação. Segundo os índices do ministério dos Direitos Humanos e do IBGE em 2021, o número de jovens entre 12 e 17 anos que foram apreendidos no Brasil pela prática de crimes aumentou em quase seis vezes nos últimos 12 anos.
Pensando em reverter esse cenário e levar mais oportunidades para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Alicerce executa o projeto “Janela de Oportunidades” em São João de Meriti, em cooperação com a Defensoria do Rio de Janeiro e apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Como funciona o projeto
Por meio do projeto, o Polo Alicerce em São João de Meriti oferecerá educação de qualidade para até 80 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, proporcionando a eles novas oportunidades de se inserirem no mercado de trabalho, potencializando suas capacidades e dando apoio à construção de seus projetos de vida.
Com uma metodologia pedagógica inovadora, os ciclos de aprendizagem ocorrem de 2 em 2 meses permitindo que os alunos recuperem a defasagem escolar e adquiram novos conhecimentos em tempo recorde.
Esse projeto visa não apenas reparar a defasagem escolar acumulada de cada aluno através de aulas de reforço escolar, como também oferecer perspectivas de mudança a esses jovens, proporcionando experiências por meio de atividades culturais e esportivas e, de fato, abrindo uma nova janela de oportunidades.
Por que ajudar?
Sua doação viabiliza aulas três vezes por semana das disciplinas de leitura, escrita, matemática, e temáticas contemporâneas, permeadas por atividades de apoio socioemocional, oferecendo aos alunos novas perspectivas de futuro e os tornando verdadeiros protagonistas de suas vidas.
Clique aqui e faça uma doação.