Você já parou para pensar quantas pessoas em nosso país precisam melhorar a sua base educacional? Você já deve ter ouvido falar em EJA (Educação de Jovens e Adultos) mas você realmente sabe a importância disso?
Neste artigo, viemos contar um pouco sobre a importância de investir na educação de jovens e adultos. Confira!
Um olhar para os dados
No Brasil, aproximadamente 11 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não são capazes de escrever ou interpretar uma simples frase segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 18% de pessoas com 60 anos ou mais são analfabetos.
Segundo os dados do Censo Escolar da Educação Básica, em 2020 a educação de jovens e adultos (EJA) começou com 3 milhões de matriculados, uma queda de 8,3% em relação a 2019. Essa redução ocorreu tanto na EJA de nível fundamental (-9,7%) quanto na de nível médio (-6,2%).
Como a falta de educação impacta os outros âmbitos da sociedade
Alguns estudos indicam que pessoas analfabetas são muito mais propensas a permanecerem na linha da pobreza, viverem isoladas do restante da sociedade, e terem problemas de saúde.
Isso reafirma que ao proporcionar melhores condições para a educação, podemos resolver outros problemas sociais.
Como acabar com esse problema?
Para resolver isso, precisamos investir em iniciativas que incentivem o reingresso às escolas através de soluções de educação tardia e programas que encorajem pessoas mais velhas a aprender a ler e escrever.
Conheça o Alicerce Mais Adulto
Pensando em reverter esse cenário, nosso parceiro, Alicerce Educação, lançou o programa Mais Adulto, que tem como objetivo oferecer o preparo necessário para o crescimento de cada aluno, abrindo portas de crescimento pessoal e profissional.
Além do reforço das matérias base como português e matemática, o aluno também é convidado a construir o seu projeto de vida, que irá traçar seus objetivos e um plano de ação para que seus sonhos se tornem realidade, devolvendo a motivação e autoestima do adulto para que ele escreva a sua própria história.
Veja como contribuir com essa causa
Além das bolsas de estudo para crianças e jovens, também viabilizamos bolsas para aulas no Mais Adulto. O que acha de contribuir com essa causa?
Acesse o nosso site e faça uma doação.