Qual a relação entre educação e criminalidade?
Você já deve ter notado que a criminalidade é um tema que aparece com frequência nos jornais. Mas você já parou para pensar que a educação pode ter uma relação de proporcionalidade com esse problema??
Então, vamos ajudá-lo a entender melhor o assunto.
Quanto maior a escolarização, menores são os índices de violência
A chance de um jovem de 21 anos com menos de sete anos de estudo sofrer homicídio é 5,4 vezes maior em relação àqueles que possuem escolaridade superior a oito anos. Isso quer dizer que quem estuda mais tem menos chance de morrer de forma violenta. Esse resultado é fruto da análise feita pelo professor Daniel Cerqueira do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Além disso, essa diferença ainda piora quando a questão racial está em pauta. Homens negros são mais vítimas de homicídio do que homens não negros, enquanto a proporção de vítima do primeiro grupo fica em 0,173%, a do segundo grupo fica em torno de 0,07%. Essas diferenças mostram o quanto a violência e a criminalidade no Brasil são profundamente delineadas pelas estratificações educacionais.
Educação: longe de ser apenas um passatempo
A educação é tratada por muitos setores como uma atividade que tem o potencial de tirar jovens e crianças das ruas e colocá-los dentro de uma sala de aula. Mas a função da educação é maior do que isso: ela tem o poder de dar propósito à vida das pessoas. E, nesse sentido, ela tem tudo a ver com a criminalidade. Quando existem milhões de famílias brasileiras abaixo da linha da pobreza, parece simples constatar de onde está vindo tanta violência. Só que isso é só a ponta do iceberg. A falta de recursos e extrema necessidade não explicam a escolha por uma vida ilícita, mas a falta de perspectiva de um futuro melhor, sim!
Quando crianças e jovens entram em contato com um ambiente educacional receptivo e transformador, capaz de envolvê-los em tarefas culturais e políticas, conseguem desenvolver um senso crítico. E essa é a arma principal para impedir com que cada vez mais pessoas optem pela criminalidade. Porém a possibilidade de pensar criticamente e fazer escolhas conscientes requer tempo, dedicação e investimento.
Será que há uma luz no fim do túnel?
A resposta é sim! O Instituto Alicerce está comprometido com a mudança dessa realidade brasileira!
Conheça o projeto educacional dedicado a transformar a vida de jovens em conflito com a lei em São João de Meriti, no Rio de Janeiro
Iniciativa oferece apoio pedagógico e psicológico a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na região
Atender jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto e jovens em extrema vulnerabilidade em São João de Meriti (RJ) e promover uma transformação social em suas vidas por meio da educação: essas são as missões do projeto Janela de Oportunidades. A iniciativa foi idealizada por um grupo de Defensoras e Promotoras Públicas que atuam no município, e viabilizada pelo Instituto Alicerce em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ).
Para saber mais sobre o projeto e entender como você pode contribuir, acesse o link