Quando pensamos em ajudar alguém em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes nos preocupamos mais com soluções imediatas do que a longo prazo, como por exemplo, o combate à fome através da doação de cestas básicas, que com certeza ajuda muito, mas não parece resolver o problema na raiz. Por mais que esse tipo de ajuda também seja necessária, não podemos esquecer de buscar sanar o que está na base destas situações.
Segundo dados da FGV, o número de pessoas em situação de extrema pobreza cresceu em consequência da pandemia, atingindo 27,7 milhões de pessoas no país. E você, já parou para pensar qual é o caminho para o fim da pobreza?
Mas o que a educação tem a ver com a pobreza?
A maioria das crianças de baixa renda frequentam escolas públicas, enquanto crianças com melhores condições financeiras estão matriculadas em instituições de ensino privado. Segundo o Inep, dos 35,8 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental, 32,4 milhões (90,5%) estudam em escolas públicas e apenas 3,4 milhões (9,5%) em escolas particulares.
O abismo entre a qualidade desses ensinos pode ser claramente notado através dos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que demonstrou que, em termos educacionais, alunos de escolas públicas encontram-se três anos atrás do que alunos de escolas particulares.
A qualidade da educação é um dos principais fatores que contribuem com a pobreza do país, considerando que quanto maior a instrução de uma pessoa, maiores chances ela tem de conseguir empregos melhores e ascender economicamente.
Desenvolvimento econômico e educação
Quando analisamos o ranking das nações mais desenvolvidas economicamente e socialmente, percebemos que todas possuem algo em comum: grandes investimentos na educação. Como por exemplo, podemos citar Hong Kong, Finlândia e Suíça, que além de serem referência em economia mundial, tiveram um grande destaque no ranking do PISA.
A solução está na educação
Todos esses dados nos mostram que a educação é a principal responsável pela eliminação da pobreza e pela garantia da igualdade social. Por isso, a missão do Instituto Alicerce é tão importante para o país.
O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir maiores oportunidades, ligadas à educação, a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Precisamos da sua ajuda para garantir educação de qualidade ao maior número de pessoas e, assim, dar um passo em direção a um futuro melhor. Quer fazer parte dessa missão? Clique aqui e saiba como ajudar.