Você sabia que 39,7% das crianças com idades entre 0 e 5 anos têm seus direitos violados no Brasil? E, quando falamos de adolescentes de 14 a 17 anos, o número cresce ainda mais, atingindo um total de 60%. Esse é um dado do relatório “Pobreza na Infância e na Adolescência“, realizado pela Unicef em 2018.
Ao longo desse artigo, falaremos um pouco sobre como cada pessoa pode contribuir para transformar essa realidade.
Como a pobreza agrava esse cenário
Ao falar sobre a privatização de direitos, é impossível não mencionar a pobreza como um dos principais fatores. De acordo com o relatório apontado, cerca de 61% das meninas e meninos brasileiros encontram-se em situação de pobreza.
Como consequência, eles têm inúmeros de seus direitos negados. Como por exemplo, o acesso à educação, ao saneamento básico, à moradia, à informação e outros.
Falta de acesso à educação
A falta de acesso à educação atinge 20,3% das crianças e dos adolescentes de 4 a 17 anos. Destes, 13,8% estão na escola e, ainda assim, são analfabetos ou apresentam defasagem escolar. Enquanto os outros 6,5% encontram-se em situação de privação extrema, já que estão fora do sistema educacional.
Essa desigualdade educacional ainda é agravada por outros fatores. Ao analisarmos as regiões do país, por exemplo, a proporção de crianças e adolescentes sem acesso à educação é o dobro (28,7%) no Norte, em comparação a do Sudeste (14,6%). Também existe a desigualdade racial, já que o número crianças e adolescentes negros com esse direito afetado é mais do que o dobro do que de brancos.
O papel das ONGs
As Organizações Não Governamentais atuam pelas mais diversas causas, chegando a pessoas que muitas vezes não possuem acesso ao que têm direito. Por meio delas, muitos têm a possibilidade de conhecerem uma realidade diferente da que vivem.
Entretanto, essas entidades atuam sem fins lucrativos e contam com o auxílio da sociedade civil por meio de doações para conseguirem desempenhar as suas atividades e alcançar o maior número de pessoas.
Como você pode ajudar
O terceiro setor, através de ONGs como o Instituto Alicerce, trabalha a fim de minimizar os impactos da pobreza, oferecendo educação de qualidade de forma gratuita a muitas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Ao apoiar a nossa instituição, você colabora com a mudança significativa de muitas realidades. O apoio é feito por meio de doações a partir de R$2,50 por dia. Conheça a nossa causa e doe.