Segundo o Ipea, cerca de 800 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) compõem o Terceiro Setor, gerando empregos em diversas áreas, como educação, saúde e meio ambiente
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as atividades vinculadas ao terceiro setor não estão associadas somente a caridade e a filantropia. Na realidade, esse setor gera muitos outros impactos para a sociedade, inclusive na economia mundial .
Se você quer entender um pouco mais de como isso funciona na prática, fica neste artigo, porque esse será o tema abordado hoje.
Um breve histórico
Apesar da expressão “terceiro setor” ter ganhado forças em meados da década de 1990, esse tipo de organização existe no Brasil desde o século XV, embora de modo informal. Na época, a Igreja Católica estava ligada a várias instituições que prestavam assistência social de forma voluntária no âmbito da saúde e da educação, dando origem às Santas Casas.
Já no século XX, junto ao Estado Novo, surgiu uma forte necessidade de modernização para que essas instituições continuassem atendendo à população. Pensando nisso, em 1938, o Conselho Nacional de Serviço Social foi criado, a fim de cooperar com os problemas de assistência e serviço social.
Avançando alguns anos, na década de 1980, temos o fim da ditadura militar e o retorno da democracia. Neste momento, o Estado optou pela diminuição da intervenção estatal dentro do âmbito social, tornando o terceiro setor responsável por uma parte significativa das demandas sociais do país.
Terceiro setor nos dias de hoje
Atualmente, o terceiro setor possui grande relevância devido às suas atuações nos mais diversos segmentos da economia . Existem instituições filantrópicas, por exemplo, voltadas à prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, bem-estar social, além daquelas que se dedicam às minorias sociais não privilegiadas, como mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+, e ainda aquelas dedicadas à proteção do meio ambiente. As causas são tantas quanto as situações que a sociedade tem que lidar, enquanto coletivo, para promover um mundo melhor.
Terceiro setor e empregabilidade
Diante deste amplo leque de atuações das Organizações do Terceiro setor, surge um alto volume de empregos gerados e muitas oportunidades dentro desse mercado de trabalho.
[pensei em fazer um infográfico com as informações abaixo]
De acordo com um levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, o terceiro setor é a oitava maior economia do mundo, movimentando mais de US$ 1 trilhão de por ano, cerca de 8% do PIB do planeta;
Segundo dados do IBGE, o terceiro setor representa 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil;
De acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, em 2017 mais de 2 milhões de pessoas estavam empregadas nesta área.
Assim, fica claro que a importância do terceiro setor vai muito além do que apenas promover o bem-estar da sociedade, já que estamos falando de uma área que emprega anualmente cerca de 2 milhões de brasileiros e, ainda, movimenta 1,4% do PIB do país.
E, se você quer saber mais como isso acontece na prática, te convidamos para conhecer mais sobre o Instituto Alicerce: um projeto social que quer garantir oportunidades de sucesso a muitas crianças, jovens e adultos através da educação.
Confira o vídeo abaixo e veja como o Instituto já está transformando a vida de muitas famílias.
VIDEO